Assuntos de Escrita - Carla M. Soares

Assuntos de Escrita é uma rubrica deste blog, que conta com a colaboração de outro blogger, todos os meses, para nos falar de um assunto relacionado com a escrita. Este mês foi convidado Carla M. Soares, autora do blog Monster Blues, e que publicou recentemente o romance Alma Rebelde.

***

A literatura fez sempre parte da minha vida, como acredito que aconteça à maioria dos que gostam de escrever. Desde que me lembro de mim que me vejo sempre com um livro à mão, fosse um da Anita quando era muito pequena, como outro qualquer quando aprendi a ler decentemente. Brincava pouco na rua, e por isso o meu tempo era gasto a ler, e porque não existiam Fnacs nem outras que tais, socorria-me do que havia em casa. Por isso, era muito nova quando contactei com os clássicos, e lia-os com o mesmo prazer – embora me lembre de não entender tudo – com que lia Os Cinco. 

Sempre escrevi qualquer coisinha, um conto ou outro na adolescência, e uns poemas, mas levei muito tempo até sentir que talvez tivesse a capacidade para conduzir uma história até ao seu desfecho. Já era adulta quando me atirei ao meu primeiro romance, de fantasia, que foi levado a bom porto e testado pelo meu primeiro leitor, que na altura tinha uns dezassete anos, lia muitíssimo, e adorou. Depois disso, foi ver-me escrever, sempre dentro do género. O meu original favorito está entre esse conjunto que continua na gaveta, chama-se A Grande Mão e não perco a esperança de que um dia veja a luz do dia.

Alma Rebelde foi uma surpresa para mim a todos os níveis. Foi o meu primero romance de época – e não histórico, não sou historiadora nem tenho pretensão disso – e a minha primeira história de amor, a primeira feminina e a primeira sem nenhum elemento de fantasia ou fantástico. Foi com muita relutância que a depositei nas mãos de alguém, para uma beta-reading, e com tremenda satisfação que recebi reações fantásticas de amigas e conhecidas. Coincidiu mais ou menos com altura em que decidi que era capaz de lidar com as esperas e as recusas, e peguei em dois originais e enviei-os para meia dúzia de editoras, sem grande critério quanto ao que destinava a cada uma. Alma Rebelde foi um deles.

Recebi algumas recusas frustrantes, sobretudo porque ter a impressão de que o original nem tinha sido lido. Mais frustantes foram os que olharam para o meu nome, uma desconhecida, e nem sequer responderam. Mas a Porto Editora cumpriu o que anunciava, leu o texto de uma ponta à outra e respondeu dentro de um prazo razoável. Pediu um encontro, sem compromisso, que aconteceu na Feira do Livro de... 2010. Depois, uma espera de meses enquanto, suponho, o livro era avaliado por outros departamentos, outras pessoas.  

A minha alegria quando recebi a aprovação! Não há descrição. Contive-me, mesmo assim, mesmo depois da assinatura de um contrato, só me deixei festejar mais de dois anos depois do início do processo, no dia em que os livros cá chegaram a casa, e eu disse para mim própria: está mesmo a acontecer! E festejei no dia do lançamento em que, apesar da chuva torrencial, tinha “sala cheia”. Ou tenda, vá.

Acaba aqui? Nah! Para uma autora desconhecida, o processo é difícil. Tudo é difícil. Lidar com a ansiedade das opiniões, que desejo boas, mesmo sabendo que o meu livro não é para prémios nem elogios da crítica tradicional. Lidar com a divulgação, tão necessária, mas em geral pouca para um desconhecido, apesar dos esforços da editora. Lidar com o desejo de voltar a publicar, porque tenho mais histórias prontas e outras a caminho, sem saber se o sucesso ou fracasso deste livro me vai abrir portas ou fechá-las de vez. É uma montanha russa, nuns dias está.se no topo, noutros a cair a pique e a perguntar-nos: mas porque é que eu me fui meter nisto? Para depois treparmos outra vez. .

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. E se tudo correr bem, torço por isso, um dia ainda se vai rir de todas estas emoções.

    Já agora, aproveito para anunciar que, provavelmente em julho, sairá o meu romance "O Fotógrafo da Madeira", com a chancela da Oficina do Livro, obra vencedora do Prémio João Gaspar Simões/2010 (Câmara Municipal da Figueira da Foz).

    ABC

    ResponderEliminar
  2. Vou anotar! Não se esqueça de nos ir lembrando no seu blog!

    ResponderEliminar
  3. Eu própria ainda não comentei! Que vergonha...

    Pois é Carla, o teu esforço foi finalmente recompensado, não te ponhas a pensar coisas negativas (do tipo nunca mais publicar)! Afasta as energias negativas.

    Admiro-te muito. Tens a tua profissão, és mãe e ainda escreves. Eu vivo no medo de não conseguir compatibilizar as coisas...

    ResponderEliminar