Um dos passos que queria dar com este livro era o de permitir que diversos leitores tivessem acesso ao mesmo antes da publicação, e que fizessem a sua crítica pública.
Para tal, gostaria que os interessados me enviassem um mail para olindg@gmail.com com assunto PAR CONTOS BREVES e me indicassem o vosso nome, idade, profissão, blog e página do blog em redes sociais (caso tenham).
Agradeço, desde já, a disponibilidade de todos vós.
Sinopse
Neste opúsculo estão reunidas pequenas narrativas inconscientes: digo isto porque na altura em que foram redigidas era tão jovem que nem sabia que estava a escrever um tipo específico de conto.
O conjunto daqui resultante é uma selecção e revisão de textos criados entre 1999 e 2007, período que corresponde, aproximadamente, à minha colaboração do DN Jovem (suplemento do Diário de Notícias direccionado para os jovens). Muitos dos textos aqui presentes foram lá publicados. Contudo, estão também incluídos alguns que estavam inacabados, tendo sido agora trabalhados.
Nota Biográfica - Olinda P. Gil
Olinda P. Gil foi colaboradora no DN Jovem, suplemento do Diário de Notícias. Participou com outros colaboradores do suplemento no site na-cama.com e jotalinks. Foi 3º prémio no concurso literário "Lisboa à Letra" em 2004, na categoria de prosa. Foi selecionada no "4º Concurso de Mini-Contos do IST Taguspark". Tem textos publicados nas revistas Ao Sul de Nenhum Norte, Bang! e Nanozine. Publicou nas colectâneas Ocultos Buracos, Beijos de Bicos e Poesia sem Gavetas da Pastelaria Studios Editora. Escreve no blog: http://www.olindapgil.com
Claro que estou interessada! Será que dá para me inscrever aqui e revelando apenas o nick ou o nome Gabriela e o blog dona-redonda?
ResponderEliminarEste teu post passou-me despercebido (eu estava de férias, sem net) e hoje dei com ele porque tens um link na lateral e eu cliquei. Caso ainda vá a tempo, estou interessada, gostava muito de ler o teu livro. Emitir uma opinião (sincera...) não é tarefa fácil mas fá-lo-ei. Vou mandar-te o mail.
ResponderEliminarOlinda,
ResponderEliminarpediste pré advanced readers e assim me ofereci para o fazer. Foi a minha primeira experiência como leitora de um livro ainda não publicado. Deixo aqui a minha opinião: segura, sincera e tão breve como os teus contos.
A escritora, de jovem a adulta, partilhou através de uma linguagem acessível pequenas histórias que nos fazem pensar, refletir, sorrir ou não.
Certo é que não gostei de todas, mas nos romances ou nos policiais também não gosto de todos os capítulos. Fiquei presa na primeira história, talvez por trabalhar com crianças vitimas de negligência e mau trato, revi nela as minhas crianças e a realidade com que todos os dias me confronto. Mesmo que tenha sido escrita há muito tempo está actualizada. As histórias, tão breves que são e tanto me fizeram pensar, que me deu vontade de as continuar a escrever. Em dada altura pensei: aqui está um texto que um aluno do ensino secundário poderia continuar a escrever e dar largas à sua imaginação.
Não gosto quando falas da morte, da tristeza, não gosto de finais tristes, mas tudo existe na nossa vida e tendencialmente não gostamos daquilo que nos assusta.
Mas também falas da liberdade, de amor e de afetos, Só por isso valeu a pena Ler, valeu a pena refletir e vale a pena continuares.
Do fundo do coração
Ana Pereira