Leitores: Roberta Frontini (blog Flames)


    Para a nossa rubrica do blog, leitores, convidámos a blogger e leitora Roberta Frontini para responder às nossas perguntas. A Roberta mostra as suas leituras no blog Flames.

    Que sentimentos procuras que um livro te deixe?
    Gosto que os livros "mexam" comigo e me alterem. Posso dizer que houve livros que mudaram a minha vida, ou pela "ligação" que criei com as personagens ou pelo que aprendi com eles. De qualquer das formas, quando leio procuro um escape ao mundo real. Gosto de me pôr a ler e me esquecer de quem sou, do mundo em que vivo, ou dos problemas que tenho. Gosto de ser transportada para outra realidade e acho que é isso que procuro de cada vez que abro um livro. Depois, independentemente de tudo, gosto que um livro me dê emoções, sejam elas a tristeza, a alegria, a raiva... não importa se são boas ou más...

    A leitura, para ti, é uma companhia, um escape, uma busca pelo mundo sem sair de casa ou tudo isto?

    Penso que acabei por responder um pouco a esta questão. É claramente um escape! Gosto de me deitar e ver tudo a desaparecer à minha volta. A leitura é a única coisa que me permite isso. Mas é também, claramente, uma companhia. Nunca saio de casa sem um livro. O facto de ter sido filha única com poucas crianças à minha volta para brincar, fez-me olhar para os livros como um poço cheio de personagens que eu poderia adoptar na minha vida.
     
    Quando fores velhinho/a e já não vires bem as letras o que vais fazer à tua vida de leitor/a?
    Por estranho que pareça, esta é uma questão que me coloco muitas vezes. Todas as coisas que mais amo envolvem a visão: leitura, ponto de cruz, informática... enfim. Desde cedo que a minha mãe "ralha" comigo por esforçar tanto a vista. Felizmente hoje vivemos na Era da tecnologia e tenho em mim que as coisas vão mudar, e muito, nos próximos anos. Se eu chegar a ser velhinha e não vir bem as letras, vou-me virar para os audio-books. Nunca gostei muito, mas reconheço o seu valor. Vai ser o meu escape. Se conseguisse alguém para me ler seria fabuloso! Mas daqui até a chegar a velhinha ainda vão faltar uns anos. Com sorte quando chegar lá já inventaram uma maneira para combater o facto de "não ver bem as letras" .

    2 comentários: