Sudoeste: excerto 4

Excerto de Sudoeste:

"Entrei em casa como se os sete anos não tivessem passado. A entrada dava para a sala e vi-a num reboliço: objetos nossos partidos no chão. Passei para a cozinha e deparei com dois rapazes morenos, em idade de brincadeira, e uma rapariga loira, demasiado mulher para a idade. eram os meus filhos e eu não os conhecia.
Apesar da quinta estar igual aquando da minha partida, agora tudo era diferente.
Os rapazes olharam para mim sem me conhecerem, mas Ema, mais velha, recordava-se de mim e murmurou, de garganta cerrada.
- Pai.
Seguiu-se um silêncio feito do olhar sorridente que os rapazes lançavam um ao outro e a mim. Ema, de expressão dura, falou-me.
- Porque voltas tanto tempo depois? (...) Sai pela mesma porta que saíste há sete anos. Crescemos bem sem ti e ela deixou de te amar.
As palavras pareciam ter sido ensaiadas. A dureza era irreal. Ema? Onde estava a penina que tanto me amava e que tanto amei!"

2 comentários: