Duas cozinhas




in http://www.lindapaul.com/New_Orleans_Southern_Art_Paintings_for_Sale.asp
Quando há pouco espaço, as pessoas aproveitam-no muito bem. Por exemplo, nas cidades, os apartamentos costuma ser muito pequenos, e para além do espaço muito bem aproveitado, as pessoas evitam ter objectos de que não precisam.
Quando há muito espaço há tendência para se guardar tudo e para se ter muitos objectos de que não se precisa. E o espaço, para além de não ser tão bem aproveitado, também costuma ser utilizado de forma disparatada.
Conheço muitas pessoas que têm duas cozinhas em sua casa. Uma muito bonita, ou que consideram muito bonita, com os equipamentos todos! Muito limpa, muito arrumadinha, a brilhar, mas que não é usada. Conheço cozinhas dessas que nem têm tubagens de água para as suas belas torneiras poderem funcionar. É a cozinha de fachada que não serve para nada. Costumam utilizar outra cozinha, normalmente construída no quintal, com azulejos desencontrados que sobraram de outras obras. Essas cozinhas já se podem sujar e nelas já se pode cozinhar. Normalmente o fogão é velho, mas eficiente. Os tachos e panelas costumam estar muito usados. A comida feita ali sabe bem. Normalmente há uma lareira para fumar enchidos. Por causa da lareira, a família passa quase todo o tempo livre ali, especialmente no inverno. Por causa disso, costuma haver nessa cozinha um grande sofá velho e uma televisão das pequenas. A televisão grande, e nova, está na sala. A sala também é outro sítio museu (onde estão em exposição os naperons e o serviço de cristal), para onde ninguém vai.

© 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário