Pastor, a profissão de sonho dos poetas

imagem daqui: http://movimentodeexpressaofotografica.wordpress.com/2010/06/12/2%C2%BA-workshop-de-fotografia-etnografica/

É cair num lugar-comum   quando se fala de ser pastor como a profissão de sonho dos poetas: sabemos que o bucolismo acompanha a literatura desde a antiguidade. Contudo, este tema acompanha o meu imaginário desde criança, e tornou-se inevitável falar dele.
Ver, desde que adquiri compreensão acerca do mundo que me rodeava, senhores, que em conjunto de cães pastores, guardavam e encaminhavam rebanhos, fez-me pensar sobre o tempo que teriam livre enquanto exerciam a sua profissão. Talvez porque os encontrei muitas vezes de queixo apoiado sobre o cajado a observar o infinito. Ora, perante tal situação, é natural que surja no pensamento do pastor reflexões. E que dessas reflexões nasça a poesia. É por isso que ser pastor é a profissão de sonho dos poetas: por nela haver oportunidade para a poesia. Não será por acaso que muitos pastores se dedicam à poesia popular.
Do mesmo modo, sempre considerei que os tempos mortos do pastor iriam proporcionar muito tempo para a leitura. Não tenho memórias visuais de tal situação, porquanto esta ideia surgiu da minha própria reflexão. Seria, teremos de dizer novamente, bucólico, ler enquanto se guardava rebanhos. Assim tantas horas dedicadas a tantas palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário