Assuntos de Escrita - O que é ser-se um escritor? Por Liliana Novais

Assuntos de Escrita é uma rubrica deste blog, que conta com a colaboração de outro blogger, todos os meses, para nos falar de um assunto relacionado com a escrita. Este mês foi convidada Liliana Novias, organizadora do blog Canto das Vozes.

***

O que é ser-se um escritor?

Falam muito de talento, falam de trabalho. Mas o que faz realmente uma pessoa comum destacar-se?
Para um escritor, pelo menos para mim, escrever é uma paixão, uma necessidade tão grande como o respirar. Nada nos dá mais prazer do que atentar contra a candura de uma folha em branco. Rabiscar uma qualquer ideia numa folha torna-se essencial, para que nada nos escape. O nosso pensamento viaja a uma velocidade supersónica e as ideias se sobrepõem. Partilhamos o nosso cérebro com a imensidão de personagens que vivem apenas num papel e quando finalmente servem o seu propósito e as abandonamos sentimos uma perda enorme, como se de um amigo próximo se tratasse. Será isto tudo talento?

Para responder a essa questão temos de perceber o que é talento e de onde é que ele vem. Será que nasce connosco? Escrever é um gosto que se refina com o tempo. Há quem o descubra cedo, outros, tarde, apenas no Outono da vida. Mas o talento, esse está sempre presente.

 Mas o talento sem trabalho não existe. Este é também um elemento fundamental na escrita. Sem este nenhum livro era escrito. Todo o processo criativo é moroso e trabalhoso, até um livro chegar às mãos do leitor, o escritor já suou imenso apenas para ver o seu trabalho impresso no interior de uma capa apelativa numa prateleira de uma livraria.

 Assim, ser-se escritor é um misto de talento e trabalho.

Liliana Novais

1 comentário:

  1. concordo, o talento é algo que está em cada um mas que para tornar-lo realidade é preciso trabalho e muito. Nesse sentido até se pode dizer que o trabalho cria talento.
    Agora, há aqueles que não precisam de esforçar-se; esses tem genialidade, é outra coisa.

    Tive oportunidade de debater este assunto com uma talentosa e as conclusões estão muito próximas do aqui exposto.

    ResponderEliminar