Assuntos de Escrita - O mapa para os leitores Beta

Assuntos de Escrita é uma rubrica deste blog, que conta com a colaboração de outro blogger para nos falar de um assunto relacionado com a escrita. Este mês foi convidada Liliana Lavado, que podem encontrar no blog Neuroses da Escrita 2.0 e é autora, entre outros, dos livros Inverno de Sombras e Inverso.

***
“O mapa para os Leitores-Beta”
Leitor-Beta: leitor com acesso a um livro antes da publicação. A sua leitura tem como premissa uma colaboração com o autor para a revisão e edição do livro.
Se estás a ler este post é muito provável que estejas a escrever um livro ou a trabalhar numa história que já escreveste, tens a sensação de que o teu manuscrito não está perfeito, de que falta alguma coisa para o tornar no melhor que pode ser.
Leste “Leitor-Beta” e pensaste que  talvez seja uma boa ideia para o que procuras.
Tens toda a razão. É uma excelente ideia.
Mas antes de continuares a ler, acho que é importante que perguntes a ti mesmo: Escrever é algo mesmo, mesmo, mesmo importante para mim? ADORO fazê-lo… mais do que tudo?
Estou a pedir que te faças estas perguntas porque isto de escrever é duro, é exaustivo, tumultuoso, uma montanha-russa de emoções a tocar o bipolar, e no final, a recompensa nem sempre vai para além da tua própria satisfação em fazê-lo.
Se gostas de escrever como um hobbie e o fazes de vez em quando, nas férias, quando te sentes melancólico, fantástico para ti.
Escreve e esquece os Leitores-Beta. Diverte-te.
Mas, se já passaste ao ponto em que escrever é uma necessidade, tens pastas no computador carregadas de ficheiros com textos teus e não consegues imaginar-te a deixar passar um dia sem o fazer ou pensar na hora de o fazer… então estás condenado, bem-vindo ao clube, e sim, precisas de toda a ajuda possível.
Os Leitores-Beta podem ser a resposta ao que procuras. Se planeares e fizeres as coisas bem.
Numa pesquisa rápida pela internet, não faltam testemunhos de escritores frustrados. É difícil, trabalhoso, e um projecto que deve ser visto a longo-prazo.
A minha aventura com Leitores-Beta começou no início de 2012 e, mesmo com alguns erros, tornou-se um dos sucessos de que mais me orgulho.
Estes foram alguns dos pontos mais importantes do projecto e que espero te possam ajudar para conseguires o teu próprio grupo de Betas.
- Planeamento.
Olha para os textos que tens escrito e que queres trabalhar e anota no teu bloco de notas a resposta às seguintes questões: Qual o género literário em que se insere? Quais os leitores que pensas que gostariam de o ler? Idades? Onde os podes encontrar na net? O que pretendes que os teus Leitores-Beta te digam sobre a tua escrita? Esperas um comentário ao enredo da tua história? À gramática? Pontuação? Gralhas?
Se precisas de um exemplo, podes encontrar o que fiz aqui http://www.lc-lavado.com/2012/01/procuram-se-leitores-beta.html
É indispensável teres bem presente a informação que esperas receber, para evitares que alguns meses mais tarde, quando os emails começarem a chegar, te percas na quantidade de opiniões e feedbacks.
- Procura os teus leitores.
Não esperes que colocar um post no teu blog a dizer “leitores-beta precisam-se” te vai trazer os leitores que precisas. Tu és o interessado, tu é que tens de os procurar.
Prepara um texto de apresentação. Deve ser simples, de fácil leitura e dizer o que é importante sobre ti, sobre os teus textos, o que pretendes conseguir com os teus leitores-beta e o perfil de leitor que desejas.
Procura leitores no Goodreads. Podes selecionar um livro do mesmo género literário do teu e ver as melhores reviews. Contacta esses leitores por mensagem com a apresentação que preparaste. Pergunta se estariam interessados em colaborar contigo.
Pede ajuda a Bloggers que conheças. Não há vergonha nenhuma em pedir ajuda se precisas dela. Uns bloggers vão ajudar-te, outros não, mas desde que sejas sincero e transparente no que fazes, a maioria não se importa de trocar alguns emails contigo.
- Comunicação.
Logo que aceitas um leitor como teu Beta, envia-lhe um email e tenta conhecê-lo melhor.
É importante saberes quem “está do outro lado”, as limitações, as expectativas. Permite-te por exemplo, saber que se um Beta está na faculdade, em tempo de exames, não é bom momento para lhe pedires nada.
Pessoalmente, eu privilegio sempre o email pessoal, mas quando há informação que interessa a todos de forma igualitária, opto pelo email colectivo.
Ao enviares o teu texto, relembra-os do que estás à espera de receber em troca, o que queres que comentem. Eu, por exemplo, optei por disponibilizar uma espécie de questionário com perguntas como "No final do capítulo o que pensaste que ia acontecer?" "O que gostavas que acontecesse a seguir?" “Qual a personagem que mais gostastes?” “Qual a que menos gostaste? Porquê?”
Nós somos o escritor, tens de ter em conta que os leitores não estão habituados a escrever e tudo o que lhes possas enviar para lhes facilitar a vida, melhor.
- Prepara-te para ser avassalado.
Com a chegada dos primeiros emails com opiniões, vem a excitação pela concretização do que tanto trabalho te deu a planear, mas quando eles continuam a chegar por vários dias, e com eles diferentes pontos de vista que te puxam em direcções opostas, corres o risco de te deixares submergir por tanta informação.
Prepara-te para cortar nas horas de sono. Eu passei cerca de um mês com serões apenas a responder a emails. É importante teres isso em consideração quando definires o número de Betas que procuras.
E o mais importante: responde SEMPRE aos emails, mesmo quando as opiniões são más, mesmo quando disseste que o teu livro é de Terror e um Beta te responde a dizer que “parei de ler, é horrível, nunca gostei deste tipo de livros, como é que podes escrever que uma pessoa mata outra e gosta? É imoral...” pode apetecer-te gritar e repetir “EU DISSE QUE ERA TERROR” mas não vai valer a pena. Apaga o email da tua lista e continua.
Para conseguir os meus Betas, foi um processo de meses e que nunca termina. Alguns lêem apenas um livro, outros lêem todos, outros desistem, outros chegam mais tarde.
Nem todos os leitores são bons Leitores-Beta, prepara-te para uma percentagem de desistências, para outra de falta de compatibilidade.
O segredo está em aprender a trabalhar com o melhor em cada um dos teus leitores. Há uns que são invencíveis a encontrar gralhas, e outros que mergulham tanto na história que esquecem as palavras, mas ficam a conhecer os teus personagens melhor do que tu e apontam-te "desvios" de carácter que nunca viste antes. É o papel do escritor combinar os talentos dos vários perfis dos seus Leitores-Beta.
A minha dica para ti é: tenta fazer o mesmo. Baseia-te no que fiz, adapta, e constrói a tua própria história de sucesso. Depois, partilha e conta o que correu bem e o que correu “menos” bem.
Liliana Lavado

7 comentários:

  1. Eu tenho uma tropa privada de leitores-beta. Mas confesso que gostava de contratar uns mercenários...

    ResponderEliminar
  2. Sim, de vez em quando aparecem uns mercenários pelo meio :)

    Obrigada pelo convite Olinda.

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post! Excelente!

    Confesso que não me acho grande leitora-beta. Apanho alguns erros de ortografia, frases sem sentido mas em termos de crítica a obra/enredo/personagens tenho alguma dificuldade é certo, não quero "destruir" ninguém, um livro que presumo que tenha dado imenso trabalho ao autor e eu sou daquelas pessoas que antes de criticar penso: "conseguirias fazer melhor?" como a maioria das vezes a resposta é não, acabo por dizer nada de jeito! lol a não ser que a história não tenha o mínimo sentido.

    :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mafi, mas é isso que os editores fazem lá fora. Mais vale "destruir" o livro antes de ser publicado do que depois ;) E essa do "ah tu nunca publicaste" ou "Fazias melhor" não tem nada a ver. Muitos editores não são escritores, mas isso não implica que ao lerem uma história não saibam automaticamente que aquilo vai dar best-seller, ou então que é algo muito bom! A editora do José Luis Peixoto nunca escreveu nada, mas leu o livro dele e notou que ele tinha grande talento. Prefiro que me destruam um livro antes de ir para uma editora, do que depois publicado. Aí não há desculpas para um livro onde a estrutura é má, ou as personagens fracas ;)

    ResponderEliminar
  5. A Liliana é um verdadeiro general dos Leitores- Beta ahah :D

    Muito bom este post.
    Tenho vontade de criar um exército de Beta só pelas dicas :P

    Olinda, gostei da rubrica :)
    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Sufocada, vejo grandes possibilidades de exploração e parcerias... :D

    Vou começar a redigir o contrato :D Temos de decidir quanto antes quem é que fica com qual parte do mundo... Porque com certeza vamos querer a mesma: onde a sanidade é mais escassa :D

    ResponderEliminar
  7. Mafi - encontrar erros de ortografia e frases sem sentido é mt bom. Infelizmente, quando conheço bem demais um texto meu tenho dificuldade nessas coisas.

    Sufocada - obrigada por teres gostado da rúbrica. Segue a tag e lê os outros artigos:http://acasadoalfaiate.blogspot.pt/search/label/AssuntosdeEscrita

    E obrigada pela visita de todas!

    ResponderEliminar