3ª opinião de "Contos Breves"

Disse a Silvana, no Goodreads:

Em apenas 29 breves contos, Olinda consegue colocar os leitores a reflectir em diferentes temas e situações. Apesar do tamanho reduzido de cada conto a(s) mensagem(s) que cada um deixa transparecer são grandes.

Nem todos os contos tiveram o mesmo impacto em mim. Todos nos proporcionam experiências diferentes, reflexões mais intensas do que outros, mas fica a certeza que cada um deles tem mais para oferecer ao leitor, há mais palavras para além daquelas que se apresentam ao nosso olhar.

Este é o segundo trabalho que leio da autora, e confesso que gostei mais do que o O Reflexo da Morte (ou da vida) nas Janelas do Rio. O que me levou a gostar mais prende-se com o estilo da escrita. Contos Breve trás-nos uma escrita menos metafórica, mais simples e fluída.

Quando me deparo com livros onde estão diferentes contos, gosto de ler por uma ordem indefinida, mas a meu ver, este livro seria bom (quando em formato papel) abrir numa página à sorte e ler o conto que nos saiu. E no fim da leitura, convidar o nosso pensamento a pensar nas palavras e na mensagem que nos foi oferecida. No fundo, é importante ler para além dos contos.

Para finalizar, queria apenas destacar três contos, se preferirem o meu top três, onde eu destaco a sensibilidade da autora, a originalidade e forma como foram desenvolvidos.
1. Liberdade de Escrita - tão verdadeiro este conto!!
2. A Vela - a morte vista de outra perspectiva.
3. Sophia - identifiquei-me sentimento expresso naquelas palavras. Uma bonita homenagem à autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário