Leitores: Ana C. Nunes (blog Floresta de Livros)



Para darmos início à nova rubrica do blog, leitores, convidámos a blogger e leitora Ana C. Nunes para responder às nossas perguntas. A Ana C. Nunes mostra as suas leituras no blog Floresta de Livros.



Que sentimentos procuras que um livro te deixe?
O que eu quero, realmente, com um livro é SENTIR. Sentir de tudo um pouco, tudo menos tédio. Seja alegria, tristeza, nojo, revolta, satisfação … o que seja, desde que sinta algo. Aborrecimento é que não, porque significa que estou a perder a paciência com o que estou a ler e isso nunca é bom. Mas claro, o melhor sentimento de todos é quando um livro nos deixa com a sensação de que ainda existe esperança. E ainda existem coisas que valem a pena na vida. Isso e a vontade de saber mais, porque o conhecimento nunca é demais.

A leitura, para ti, é uma companhia, um escape, uma busca pelo mundo sem sair de casa ou tudo isto? 
Acaba por ser tudo num só, e muito mais, mas acima de tudo é um escape. Fugir à realidade nunca é solução, nem condiz com a minha forma de ser, mas tirar uns minutos ou umas horas para esquecer o mundo à nossa volta, faz bem e sabe ainda melhor. Ao preocupar-me com o destino das personagens de um livro, deixo de me preocupar com o meu e o dos que me rodeiam, pelo menos durante umas páginas.

Quando fores velhinho/a e já não vires bem as letras o que vais fazer à tua vida de leitor/a?
Há uns anos atrás diria que morria de desgosto, mas hoje em dia há uma solução: os audiolivros, aos quais me tenho apegado mais e mais. Custou-me, a princípio, mas agora são uma boa alternativa, para quando estou no ginásio, quando vou a pé para o emprego, quando estou a fazer as limpezas, e, no futuro, serão a escolha ideal se os olhos me falharem. E se tudo isso falhar, peço aos netos para me lerem histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário