Assuntos de Escrita - A minha experiência com livros electrónicos (ebooks)

Assuntos de Escrita é uma rubrica deste blog, que conta com a colaboração de outro blogger, todos os meses, para nos falar de um assunto relacionado com a escrita.Este mês foi convidada Ágata Ramos Simões, conhecida pelos internautas como Dunya ou Dunyazade, autora de Sr. Bentley, o Enraba-Passarinhos, autora do blog Escrita.


A minha experiência com livros electrónicos (ebooks)



Não é muito longa a minha experiência com os livros electrónicos. Bom, para ser honesta, há uns anos (e nem recordo quantos!) disponibilizei num site dois livros meus, gratuitamente, em formato .pdf. (São muito maus, é provável que não volte a publicá-los, talvez com excepção de um - mas ainda não me decidi quanto a isso.)

Não houve grandes downloads, se bem me lembro. Mais tarde, através do site Scribd.com, coloquei também gratuito o meu livro "Elias, o Tolo". E, voltando um pouco atrás, esqueci-me de referir que tinha posto através de um blog criado para o efeito, outro livro meu: “A Fada dos Sonhos”. No meu blog Escrita colocara também um post com uma curta novela de vampiros: A Imortalidade - mas isto não era exactamente um ebook.



Quando, por casualidade, me deparei com o site Smashwords (http://www.smashwords.com/), pensei: porque não...?

De modo que formatei tanto "A Imortalidade" (http://www.smashwords.com/books/view/88166) quanto "Elias, o Tolo" (http://www.smashwords.com/books/view/116267) e os dois estão agora disponíveis de modo gratuito no site da Smashwords. Tem havido alguns downloads. Até este momento (23 Fevereiro) "A Imortalidade" tem um total de 106 downloads e "Elias, o Tolo" 87. A primeira obra foi publicada em Setembro de 2011 e a segunda no fim de Dezembro de 2011.



Há outros livros meus que já decidi disponibilizar no Smashwords. Uns serão a pagar e outros não. Todavia, ainda não me lancei ao trabalho da formatação. Pura preguiça, confesso. E, por qualquer razão, nunca formato bem as obras logo à primeira. O que aconselho, nesse aspecto, é ler bem o manual de formatação da Smashwords (Link: http://www.smashwords.com/books/view/52) e seguir os passos Exactamente como lá vem indicado. Parece difícil de início, mas com a prática acaba por se fazer rapidamente.



Quanto à capa. Bom. Um programa que se pode usar para desenhá-la é o Paint.net. Depois dependerá da habilidade do Artista! A minha é, hum, digamos mais ou menos mediana. Há quem invista e pague por uma capa bem feita, apelativa aos leitores. Talvez seja um bom caminho. Neste momento como não quero gastar dinheiro não pensei em fazer isso. Quem sabe o faça no futuro.



Os meus livros não estão na Amazon porque, para ser franca, ainda não me apeteceu reformatar os livros para os colocar lá. Não posso, por isso, adiantar nada sobre o site Amazon uma vez que não tenho experiência com ele.


Vou fazendo isto (disponibilizando os meus livros no formato electrónico) pouco a pouco. Provavelmente, por volta desta altura, já deveria ter mais, mas outras solicitações do “mundo exterior” (leia-se: emprego de 8h e estudos) não me permitem uma dedicação maior às minhas obras (eu necessito sempre de grande quietude emocional, de silêncio interior e exterior. O ruído do mundo perturba-me). Penso que no futuro muito próximo irei começar a colocar tudo aquilo que escrever nesse formato. A venda de ereaders aumenta a cada dia que passa. É este o futuro da publicação dos livros no mundo inteiro. O futuro já cá está, instalado no meio de nós. Os escritores só têm é de o acompanhar.

6 comentários:

  1. Para mim, esta é informação interessante. Apesar de ter um livro a sair pela Porto Editora, tenho outro que, dado o género, não podiam publicar: é de fentasia. Asseguraram-me que nada tinha a ver com a qualidade, e é, aliás, dos preferidos de várias das pessoas que já leram as minhas coisas. E tenho outros dentro da temática que tenho a certeza que também não interessam à editora. É bom saber que há alternativas e onde.
    Fiquei com dúvidas, como por exemplo, como se processa com os livros que a autora vai ter a pagar? Não há problemas com a autoria?

    ResponderEliminar
  2. Sigo o trabalho da Ágata já há uns anos e tenho acompanhada o processo dela com os ebooks.
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros (para além do Sr. Bentley 1), mas estão nos meus planos futuros.

    Quem segue as tendências dos ebooks sabe que as capas são MUITO importantes. Numa livraria online a primeira coisa que chama a atenção de um leitor é a capa, daí que já tenha dito à Àgata (e a outros) que há que ter atenção a isso quando se pretende publicar online. O Paint não é o melhor programa para isso. O GIMP por exemplo, é grátis e bastante mais fiável. E por vezes não se tem de gastar dinheiro. Basta ter um amigo com talento, ou nem isso, às vezes basta pedir e algumas pessoas não se importam de ajudar.
    Não que eu saiba mais sobre o assunto, mas os que já estão publicados online dizem isso mesmo.

    E tenho de concordar com a Àgata, o futuro parece ser o digital (ou pelo menos em grande parte sê-lo-á), mas por cá ainda estamos um pouco atrás de outros países em matéria de ebooks.

    Pelo que sei a Ágata já tem pelo menos um livro no Kindle (Zombies em Lisboa), ou estou enganada?

    **

    Carla, podes sempre enviar o eu livro para outras editoras mais especializadas em fantasia (Saída de Emergência, Presença, Gailivro, etc.).
    Como assim? Com os livros que a autora tem de pagar? Não tens de pagara nada para publicar em ebook e ainda recebes uma percentagem maior do que na publicação tradicional (entre 25% a 70%, dependendo dos sítios).
    Mas para essas perguntas mais técnicas a Àgata deve saber mais que eu.

    ResponderEliminar
  3. Ágata, sabes que eu tenho "O Cadáver na Sala" e "Pedro na Terra"? Prometo que um dia os irei ler. Quanto à "Fada dos Sonho", cheguei a visitar o blog, mas acabei por esquecer. De certeza que não é um formato apelativo para um livro. Para além de "A Imortalidade", que já li, também já descarreguei "Elias, o Tolo".

    ResponderEliminar
  4. Ana, não quis dizer que a autora tem que pagar, mas que os livros não vão ser gratuitos. A autora referiu que alguns dos livros vão constinuar a ser gratuitos, mas que vai ter outros que terão um preço. Se calhar expressei-me mal.
    Sim, antes de optar pelo formato ebook, há a considerar essas editoras. Não pode ser já, a minha editora pediu-me que aguardasse a saída deste para tentar qualquer coisa desse género (há um contrato, e também não é de muito bom tom...) Pensei, entretanto, ue talvez fosse giro fazer como a Liliana Lavado, que descobriu um conjunto de leitores-beta para opinarem sobre os seus livros, mas de certa forma já fiz isso com cópias em papel que passaram por vários conhecidos - que felizmente gostaram muito!

    ResponderEliminar
  5. Olá a todas!

    Carla: como é que se processa com os livros a pagar? Bom, neste momento eu Não Tenho Editora. Os livros que escrevi - os direitos são meus (excepto por um conto que acabou de sair na Antologia de Ficção Científica Fantasporto. Esse a Leya vai ficar com ele por um período de 5 anos. Se calhar eu não devia ter concordado com isso, mas enfim...). Continuando. Os direitos são meus. Como é que se processa o pagamento? Por paypal (que eu ainda estou em a tentar abrir, por assim dizer) ou por cheque (Amazon é assim que paga aos autores internacionais, se não estou em erro). Agora... é tentar!

    Ir escrevendo livros e colocá-los em vários site, no formato electrónico! Penso que não é de um dia para o outro que se consegue começar a vender livros de uma maneira estável...

    Os livros que eu tenho gratuitos e que vão deixar de o ser são:

    - A Imortalidade: http://www.smashwords.com/books/view/88166 (neste momento com 113 downloads);

    - Elias, o Tolo: http://www.smashwords.com/books/view/116267 (95 downloads).

    Deixarão de ser grátis lá para dia 10 ou 11 de Março. Porquê? Porque penso que tenho de começar a valorizar mais o meu trabalho.

    Ana: segui o teu conselho e fiz o download do Gimp! Vou começar a "brincar" com ele (é assim que eu aprendo a mexer nestas coisas).

    Sim, concordo que as capas são importantes, no entanto não há $$ neste momento para começar a pagar a profissionais. Amigos com talento para design? Nem sei se tenho. Já pensei em trocar leituras de astrologia por capas, lol!

    E agora só tenho (desde que escrevi o artigo as coisas mudaram um bocadinho) um livro na Amazon Select: "Zombies em Lisboa".

    Estará lá por um período de 90 dias - em que não o posso colocar à venda em nenhum outro sítio. Link: http://www.amazon.com/Zombies-Lisboa-Portuguese-Edition-ebook/dp/B007FL5Y80/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1330710377&sr=8-1

    Mas, parece-me, findo esse período - acabou. Passa para a Amazon normal e colocá-lo-ei na Smashwords igualmente e provavelmente na Goodreads. É melhor multiplicar as (hipotéticas, variadas) fontes de rendimento. Daqui a uns tempos os livros que tenho gratuitos na Smashwords, e que vão deixar de o ser, também os vou pôr na Amazon (mas não no Select porque essa opção implica um período de 90 dias sem os poder vender em nenhum outro sítio).

    Olinda: aaaarghhhhh! Não leias, pelo menos!, o Cadáver na Sala! É um livro mau, mau, mau! E mesmo Pedro na Terra, errrrr, já não tenho bem a certeza quanto a esse - a não ser que podia ser melhor! Não consegui retirar esses livros do sítio onde estavam :/

    "A Fada dos Sonhos" - vou formatar e disponibilizar a obra em ebook na internet. Mas será a pagar. Quando? Isso é que ainda não sei. (Tanta coisa para fazer, mon dieu).

    Bom, este é o update so far!

    Jocas a todas!!!!

    ResponderEliminar