Texto do dia da mulher

Escrevi o texto abaixo no dia da mulher. Levei todo o dia a ruminar nas palavras que à noite partilhei no Facebook. Muita gente gostou e ficou com pena de não conseguir partilhar. Deixo-o aqui então:


Dizem que hoje é o dia da mulher. Contudo, continua a haver violência sobre as mulheres. Disparidade de ordenados. Falta de protecção à maternidade. Uso abusivo do nu feminino. E tantas, tantas coisas.
Hoje é um dia para recordar. E como todos os dias de recordar serve para não esquecer. Não esquecermos que as mulheres não tinham direito à propriedade. Que não podiam votar. Que não podiam mandar n...
o seu corpo. Que houve uma luta por todas aquelas coisas que emancipação feminina nos trouxe, e por todas aquelas que ainda temos de lutar.
Contudo, às vezes são as próprias mulheres a esquecer. A discriminar. A apontar. São as próprias mulheres, que umas às outras se chamam P-U-T-A-S, BRUXAS, PORCAS, à falta de capacidade de ver outros defeitos, ou mesmo qualidades. São muitas as mulheres que alimentam a discriminação e o preconceito no modo como educam os filhos e as filhas. No modo como desculpabilizam o homem de muita coisa, tratando-o como um totó, deficiente e incapacitado para conhecer o mundo.
A luta pelos direitos das mulheres é uma luta diária. É uma luta que deve começar dentro da nossa cabeça, e depois dentro da nossa casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário