Assuntos de Escrita - Escrever Erótico por Carla Pais



Assuntos de Escrita é uma rubrica deste blog que conta com a colaboração de outro blogger para nos falar de um assunto relacionado com a escrita. Este mês foi convidada Carla Pais, autora do blog: Carla Pais.

*

Escrever Erótico

 Confesso que escrever artigos não é, de todo, o meu forte. Nunca o foi e não sei se algum dia virá a ser – parece-me que não. Mas a Olinda desafiou-me a fabricar um pequeno texto sobre como escrever erótica e, sinceramente, não tive como dizer que não. Pondo isto, pensem bem se pretendem continuar a ler, é que caso o façam não venham depois reclamar… Eu avisei.
Quando comecei a ler, desde tenra idade, achava que quem escrevia não eram pessoas normais, eram antes seres especiais que tinham um talento que lhes roubava o nome, por isso nunca decorava o nome dos autores, mas sim as histórias. Mais tarde, quando decidi começar a ser eu autora das minhas histórias, mesmo ciente de que talento não tinha, percebi o quão difícil era escrever. Decidi então praticar, praticar até à exaustão. Até que saísse alguma coisa que se lesse, mas a sério. Li todo o tipo de livros, inventados e por inventar. Escrevi todo o tipo de coisas, só que ao contrário do que seria de esperar, comecei logo pela parte mais difícil – os romances, pois eu queria era escrever muito, muito, muito e só os romances nos obrigam a esse muito esforço.
Andei muitos anos a desperdiçar palavras para perceber o meu estilo. Muita tinta correu, entre os meus dedos, até os meus textos se afirmarem com personalidade e depois… Depois caiu-me nas mãos o primeiro romance erótico, “A flor do desejo” de Cherie Feather. Aí tive a certeza de que era aquilo que me fascinava. Que era erótica que queria escrever, mas cuidado: escrever erótica não é fácil, nem coisa de se acertar à primeira.
Assumir-se como escritor de erótica é dar o peito às balas. É estar preparado para as mais variadas críticas, pois este tipo de escrita, para além de estar muito em voga, é dos que mais suscita contradições em termos de opinião. O vocabulário que utilizas em cada cena de sexo deve estar de acordo com as sensações que pretendes transmitir ao leitor. Não basta a tua imaginação ver a cena, tem de estar presente a cada momento, ver todos os pormenores e em último caso, seres o protagonista da cena. Se ao descreveres o erotismo da cena te sentes agitado e ao mesmo tempo preso nas teias da escrita, então é sinal que a coisa está a correr bem. Se houver um terramoto e tu demorares a senti-lo por estares a escrever uma cena erótica, então a coisa saiu perfeita (depois corre antes que a casa caia). Agora relê o que escreveste em seguimento do antes e recria devagar as alterações que te escaparam. As personagens encaixam com o ambiente, vocabulário e diálogos, parabéns; avança no texto que essa já foi.
Contudo e infelizmente nem sempre tudo corre sob feição. Há dias em que reescreves uma cena erótica milhentas vezes e mesmo assim ela não sai. Não sentes nada, as palavras não fluem, os personagens não reagem, os diálogos estão mortos e tu quase a desistir. Quando assim é (notas tudo murcho), afasta-te, pega num romance e lê-o, funciona sempre.
Escrever erótica é isto mesmo, a minuciosidade das emoções que transcrevem do papel para o leitor não são nada fáceis de retratar e, o que a uns pode provocar um orgasmo a outros (menos preparados psicologicamente) pode provocar repugna. Recriar momentos de intimidade mais perversos, mais ousados, (mais fodidos) pode incomodar a muito boa gente, no entanto acredito que, se ainda não leste, já fizeste, se não fizeste, já leste qualquer coisa de erótico. O que falta é apenas o atrevimento de assumir.
Nunca conseguiremos agradar a Gregos e Troianos em simultâneo e quanto a isso não há nada a fazer, afinal não praticamos todos as mesmas posições.

6 comentários:

  1. Gostei muito! Parabéns Carla pelo texto e parabéns à Olinda pela rubrica!

    ResponderEliminar
  2. Beijinho Grande Olinda e obrigada pelo
    o desafio... Espero que os teus leitores gostem.

    Carla Pais

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do tom do artigo e continuo a achar que escrever erótica, em português, é bastante difícil. O nosso vocabulário é muito rico mas também é fácil cai no gozo ou, por outro lado, descair para a badalhoquice.
    Vou espreitar o trabalho da Carla.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos muito vocabulário em Português, mas facilidade em cair no vulgar com a nossa língua. Daí que, para nós, o desafio seja maior!

      Eliminar
  4. Parabéns. Você descreveu bem o drama da arte do escrever erótico. Para mim, tanto na escrita como e principalmente na TV, as pessoas confundem erotismo com chulice. O erótico excita a mente e os sentidos e, evidentemente, a sexualidade. O chulo enoja e repugna. Eu particularmente, não me sinto a vontade para descrever o erótico, falta-me o simbolismo e a magia que você tão bem domina. Correria o risco de cair na chulice que particularmente detesto. Por exemplo, quando se vê um filme pornô em um motel, o efeito quase sempre é a frustração. A mulher normalmente é uma musa esculpida em silicone para fazer a real protagonista do ato parecer feia e desproporcional. O homem da cena é quase sempre um aloprado que além de tocado a drogas se apresenta numa junção de cenas de vários dias para fazer da vitima, no caso, o amante do motel. um sujeito raquítico e incompetente. Acho que para surtir o efeito desejado, um filme pornô seria montado como uma mulher relativamente fea e um sujeito pouco provido. Aí sim, ambos os assistentes se sentiriam com os egos esbarrando no teto. Abraços menina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Samuel, bem vindo ao meu blog.
      Sei que ficou um pouco ansioso por o seu comentário não ter sido logo publicado. Tenho comentários moderados, e só são publicados quando eu os autorizo. Até aí ficam pendentes. Como pode imaginar, eu não levo o meu dia na internet para que possa estar a aprovar os comentários em tempo real.
      Bem haja!

      Eliminar