Coisas de escritor/a independente

Uma coisa que os meus leitores-beta e revisores me estão sempre a chamar a atenção tem a ver com os travessões. O meu word, e talvez o de muitas pessoas, nem sempre insere travessões nos diálogos, inserindo hífens. Já tentei descobrir como se pode colocar essa ordem automaticamente, mas não descobri como. Também podia optar por colocar o travessão enquanto estava a escrever, através de um comando complicado que inclui ctrl, shift e coisas que tais. Nada prático.
Como tal, muitas vezes os meus textos têm hífens em vez de travessões. E quem me lê farta-se de me chamar a atenção, e com razão.
Já tinha terminado a revisão do meu livro de micro-narrativas, Primordial, que vou auto-editar no Outono, feito as correcções e enviado o texto à prefaciadora. Faltava este processo: transformar em travessões todos os hífens que são travessões. Uma seca... Mas não tão complicado quanto isso. Basta fazer copy paste de travessões. E já que tinha a mão na massa fiz também hífens não separáveis, para evitar que palavras como "encontrou-se" fiquem erradamente separadas no final de linha. É que por muito que tentemos, mesmo escrevendo dois hifens, a translineação destas palavras nunca fica bem feita no word. O comando dos hífens não separáveis é muito simples: ctrl+shift+hífen. Talvez me devesse habituar a fazê-los enquanto escrevo...
Quanto tiver o prefácio terei de fazer este processo todo no texto. Penso que vai ser um texto pequeno, por isso não há-de ser complicado. Depois é escolher uma fonte bonita (aceitam-se sugestões) e fazer a paginação!

2 comentários:

  1. Isso dos hifens não separáveis vou fazendo enquanto escrevo, usando esse comando que referes, mas tenho os textos cheios desses hifens que deviam ser travessões...

    ResponderEliminar