Cláudia Banza: Ilustradora de "Contos Breves"

Há já muito quem me tenha perguntado quem foi a ilustradora da capa de "Contos Breves". Por isso hoje vou fazer justiça.

Lembro-me ter conhecido a Cláudia na altura em que ela estava grávida do seu filho. Eu era uma jovem universitária, e ela dava os primeiros passos na vida adulta pós-universidade. Como ela tinha estado em Lisboa, local onde eu estada, arranjámos logo ali conversa.

Quando comecei a preparar este livro sabia que tinha de convidar a Cláudia para fazer a capa. Fiz uma boa escolha e ela uma excelente ilustração que tem sido grandemente elogiada. Ficámos combinadas que ela me ilustrasse alguns dos contos. Desisti da ideia, mas retomei-a novamente! Graças à Cláudia o livro vai ficar um mimo.

***



eu-7.jpgCláudia Banza, concentra a maior parte, se não toda, a sua atenção na criação de ilustrações fantasiosas, mas poderosas. Ela muitas vezes gosta de justapor coisas fofas com coisas obscuras, sobrenaturais. Ao olhar para a sua arte, é óbvio que tem um grande amor pelas coisas bonitas e obscuras, muitas vezes deixando o espectador um pouco confuso e inseguro quanto ao facto, se deve rir ou sentir-se um pouco com medo. Usa uma série de materiais para criar as suas ilustrações que vão desde a aquarela, Photoshop, Illustrator, Corel Drawn, marcadores e tintas acrílicas.
Já participou em algumas exposições coletivas de pintura patrocinadas pelo NAVA (Núcleo de Artes em Aljustrel.
Em 2009, participou na exposição de fotografia coletiva no IPB (Instituto Politécnico em Beja)
Em 2011, participou na exposição de Artes Plásticas Coletivas integradas no final do estágio.
E desde aí tem trabalhado como freelancer em vários projetos, e blogueira a tempo inteiro :

Sem comentários:

Enviar um comentário