Assuntos de Escrita - Leitores e escritores: As redes sociais como meio de aproximação​

Assuntos de Escrita é a nova rubrica deste blog, que vai contar com a colaboração de outro blogger, todos os meses, para nos falar de um assunto relacionado com a escrita.Este mês foi convidada a autora do blog Ler e Reflectir, a Tchetcha.

Uma das coisas que costumo fazer, quando leio um livro de que gosto muito e quero saber mais sobre o autor que o escreveu, é "googlá-lo". O que acontece normalmente é uma das três seguintes situações: Ir parar à sua página oficial, ir parar à página que a editora a que o escritor pertence lhe criou ou apenas encontrá-lo na wikipédia porque já não é vivo. Das três situações a mais simpática, na minha opinião, é a primeira. No entanto não acho que todos os escritores devam ter uma página na internet.

Uma página oficial é como uma casa na internet
Quando vou parar à página oficial de um autor há 2 coisas que faço primeiro: ver que livros já escreveu e se tem excertos disponíveis para poder ler. Só depois procuro o resto: a biografia do autor, se tem um calendário de digressão para autógrafos e encontros com os fãs e por fim o blogue. Um artigo que li recentemente com dicas aos escritores sobre como "montar" o seu website foi este (em inglês) no blogue "Dear Author". São boas dicas principalmente para escritores que não têm ninguém que lhes faça esse trabalho.

Um blogue é uma faca de dois gumes.
Confesso que ler um blogue de um autor é o que me deixa mais apreensiva, pois não sou grande fã de ler poesia ou textos livres, assim como não estou interessada nas divagações sobre a sua vida privada ou algo do género. Para mim, como leitora, o que me interessa ler num blogue de um escritor é a sua perspectiva sobre o processo de escrita, o que o inspira, o que está a ler agora, o que o interessa nesse momento. Tudo isso poderá influenciar o seu próximo livro, dando-me assim um vislumbre do que poderei vir a ler.
O perigo para um autor em ter um blogue é que terá nos comentários um feedback imediato dos leitores. Pode parecer maravilhoso, principalmente quando os leitores se desdobram em elogios e pode induzir a uma sensação de proximidade, em que escritor e leitores são "amigos". O problema é que nem sempre os comentários são bons e nem sempre um bom escritor é uma boa pessoa. E as desilusões de parte a parte acontecem. 

Escrever, acima de tudo.
O ideal, nesta era de informação e redes sociais é ter uma página oficial simples e bem construída com a informação permanentemente actualizada e ter alguém que faça esse trabalho de uma forma profissional. Se o escritor quiser ter um blogue convém ter em mente que deve evitar a interação constante com quem comenta, excepto se é feita uma afirmação errada ou se é colocada uma pergunta para a qual não há resposta no website (e se for possível responder, claro). Além disso convém compreender que ficará mais vulnerável às "criticas" negativas assim como às "ameaças" feitas pelos leitores mais descontentes.
Na minha sincera opinião um escritor deve focar a sua atenção em escrever livros. Se montar uma página oficial e manter um blogue actualizado significa menos um capítulo no livro, eu como leitora prefiro sempre mais um capítulo do livro.

By Tchetcha

6 comentários:

  1. Olinda, concordo contigo e acrescento que há a possibilidade na configuração do Blog para não receber comentários (o que deixaria o Blog como uma página pública para a difusão das obras do autor); é interessante a forma nova com que os autores tem se formalizado no ideário dos leitores. Isso é decorrente de vários fatores. É algo que merece atenção e estudo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Vinicios. Convém recordá-lo que o texto foi escrito por um blog convidado, e não por mim!

    Quanto aos comentários, acho que permitem um diálogo com os leitores que se pode tornar muito positivo.

    ResponderEliminar
  3. Tchetcha, é mesmo verdade que um blog pode ocupar o tempo de um escritor, que poderia estar a escrever outras coisas. Mas para quem tenta que os outros leiam as suas coisas, pode ser um meio de divulgação.

    ResponderEliminar
  4. Sim, talvez não tenha sido clara: manter um blogue, ou uma página, consome muito tempo. Há escritores que têm assistentes que os ajudam nesse trabalho. Um escritor que está a começar terá de fazer tudo sozinho mas deve ser uma actividade secundária, de apoio e não a principal.

    ResponderEliminar
  5. Muito boa ideia esta rúbrica! E adoro o "Dear Author" que conheci também por influencia da Tchetcha ;)

    Já vi bons e maus exemplos das três formas de divulgação de um autor e um blog pessoal é realmente algo arriscado e muito "time consuming".

    Kudos pela iniciativa! ;)

    ResponderEliminar
  6. De facto um blog consome muito o tempo... seja de um escritor seja de qualquer outra pessoa. Quem tem blogs sabe disso...

    ResponderEliminar