Pronúncia Alentejana

Uma das condições de ser alentejano é ter de aguentar constantemente piadinhas de mau gosto no que diz respeito à pronúncia desta região do país (até se deveria dizer inúmeras pronúncias, mas as pessoas das piadinhas normalmente desconhecem este facto). Não podemos levar a mal estas situações, e por vezes até brincamos com isso, porque, diga-se, as pessoas das piadinhas não o fazem por mal. Desconhecem igualmente que somos alvo constante dessas mesmas piadinhas desde a mais tenra infância, e que, a determinada altura, se torna enjoativo. Diga-se a verdade: se somos compreensivos, os outros também o poderiam ser.  Pior, se eu sou compreensiva (ou engulo sapos), outras pessoas não o são.
Alguns factos: normalmente as pessoas do norte não dizem estas piadinhas. Os alentejanos fazem também piadinhas com outras pronúncias (alentejanas ou não). Quem diz piadinhas dessas, ou não anda em transportes públicos em Lisboa, ou anda sempre com os phones colocados.
Mas estas piadinhas ainda se suportam. O que não se suporta mesmo é o desconhecimento generalizado sobre o Alentejo. É pensar que nenhum alentejano estuda ou viaja. É pensar que os alentejanos nunca foram a Lisboa. É pensar que o Alentejo é o desterro e um espaço subdesenvolvido (e infelizmente isto costuma ser sinal do desconhecimento de outras zonas do país). É dizer metrópole e província como se ainda vivessem nas colónias. Mas felizmente, este blog, ainda não foi alvo de piadinhas para além das linguísticas.
E o Henrique que me perdoe, mas como estava tão ansioso por eu lhe dar as boas vindas e me fez um comentário-piadinha deste género, resolvi dar-lhe as boas vindas a este blog deste modo.

Sem comentários:

Enviar um comentário