Assuntos de Escrita - Entrevista com Ágata Ramos Simões

Ágata Ramos Simões é autora de Sr. Bentley, o Enraba-Passarinhos publicado pela editora Saída de Emergência, que recentemente reeditou em ebook. A autora também tem disponíveis outros títulos em ebook, como podem verificar nos sites da Smashwords, Amazon e Kobo, entre outros. Mantém o blog Escrita.
Gentilmente a autora aceitou ser entrevistada para a rúbrica Assuntos de Escrita, deste blog.

Assuntos de Escrita (AE): Porquê a opção pela publicação de ebooks após teres tido um livro publicado numa editora tradicional?
Ágata Ramos Simões (ARS): Optei pela publicação dos meus livros em formato electrónico uma vez que não tinha nenhuma editora que mos publicasse em formato físico. Pensei: porque não experimentar? Além disso, no futuro próximo, planeio colocar também os meus livros à disposição dos leitores no formato físico - através do site CreateSpace (ainda não sei bem é para quando será).

AE: Recentemente esse teu livro, Mr. Bentley, o Enraba-Passarinhos foi alvo de uma polémica. Às vezes a má publicidade é boa. Aconteceu-te?
ARS: Tanto faz, no meu caso, aparentemente, ter muita publicidade como publicidade nenhuma, não tem grande diferença. Isso não se traduziu em vendas. Na Smashwords tive um total de duas (duas!) vendas do Sr. Bentley. Desconfio que a maioria da malta, em vez de pagar à autora (moi), preferiu simplesmente fazer o download gratuito da obra.

AE: Nem sequer recebeste convite para ir ao "5 para a meia noite"?
ARS: Yap, nem sequer convite para... para lado nenhum!

AE: Download gratuito? Como foi isso acontecer?
ARS: Download gratuito, não através das minhas páginas de autor, claro (embora eu tenha lá livros gratuitos). Digamos que, quando a malta quer, a malta "arranja". C'est la vie!

AE: Podias explicar melhor. Significa que os teus livros foram pirateados? Foi o Mr. Bentley?
ARS: Penso que sim, essa é a explicação mais lógica. Ou isso ou, apesar da publicidade, não houve grande interesse pelo livro - acabando por não gerar vendas.

AE: Então não sabes mesmo se foi pireateado. Não pesquisaste?
ARS: Não sei mesmo - tentei pesquisar, mas como eu não estou nesses sites, não sei.
Embora... houve uma pessoa que me contactou directamente e me pediu o livro pois a versão a que ele
tinha acesso não estava completa. Eu direccionei-o para a Smashwords, ele comprou o livro, e depois eu enviei-lhe a versão completa do Sr. Bentley (agora desnecessário porque tenho no meu blog a parte que falta, acessível a todos).

AE: Como tem sido a receptividade dos teus ebooks?
ARS: Humm, não tem sido má... mas podia ser melhor! Isto é um projecto de longo alcance, isto é, conto com o crescimento futuro. Ainda só tenho 19 ebooks publicados (parece muito, mas não é). Em termos de vendas, quem sabe quando tiver muitos mais é que se notará uma diferença substancial. Até lá continuo a escrever.

1 comentário: