Assuntos de Escrita - Filipa Fonseca Silva

Filipa Fonseca Silva é autora de Os 30 - Nada é como Sonhámos e de O Estranho Ano de Vanessa M.. Escreve no blog Crónicas de uma Fashion VictimAceitou gentilmente ser entrevistada para a nossa rubrica, Assuntos de Escrita.

1. “O Estranho Caso de Vanessa M.” já tinha sido editado na Amazon, tanto em português como na sua tradução para inglês. Como foi a receptividade do livro nessa altura? E agora?
Na altura foi muito bem recebido. Quer os leitores portugueses, quer os de língua inglesa , quer ainda bloggers da especialidade deixaram excelentes críticas no site da Amazon e em mensagens nas redes sociais. Este lançamento na versão papel pela Bertrand, que ainda é muito recente, também está a ser muito elogiado, o que me deixa muito feliz.

2. Já comentaste que a edição deste novo livro tem tudo a ver com a presença do teu livro anterior no Top 100 da Amazon. Também não é novidade o modo como chegaste lá. Mas como o vivenciaste pessoalmente e de que modo isso se relaciona com os teus objectivos/ expectativas em relação à escrita?
Foi um grande orgulho porque foi fruto de uma trabalho intenso ao longo de mais de um ano. Ainda por cima num ano que tive o meu primeiro filho (2012), com todas as transformações que isso implica. Foi muito recompensador e deixou-me com cada vez mais vontade de me dedicar a 100% à escrita. Financeiramente ainda não é uma opção, mas se os livros continuarem a ter sucesso, pode ser que o consiga a médio prazo. 

3.  Como é isso de ser publicitária, escritora e mãe de crianças pequenas?
É o caos! É abdicar de todas as horas de sofá, do ginásio, de fins-de-semana de passeio, das pausas para o café. Nos dias em que tenho algum tempo livre na agência, em vez de relaxar ou dar dois dedos de conversa com os colegas, como a maioria das pessoas faz, agarro no bloco de notas e começo a trabalhar nas ideias para livros ou no blog. À noite, depois dos miúdos estarem a dormir, a mesma coisa. Mas como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa.

4.  Há projectos na manga?
Sim, estou a trabalhar num livro de crónicas de deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2015 e estou a começar a alinhavar ideias para ao terceiro livro.

5. És publicitária. A tua profissão relaciona-se, de algum modo, com a escrita?

Sim, acho que acaba por influenciar um estilo que os leitores têm caracterizado como muito visual e cinematográfico. Também é uma profissão que me obriga a criar mundos e personagens e a estar constantemente a escrever e a explorar na língua portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário