Assuntos de Escrita: Novos Autores

Assuntos de Escrita é a nova rubrica deste blog, que vai contar com a colaboração de outro blogger, todos os meses, para nos falar de um assunto relacionado com a escrita.Este mês foi convidada Joana Neto Lima autora do blog Cantos Quebrados

Antes de mais agradeço à Olinda pelo simpático convite para escrever sobre como descubro novos autores, e como os seleciono por entre as centenas de estreantes que todos os anos publicam.

Como conheço novos autores?
Irei falar da minha experiência como leitora que adora conhecer novos autores, novos estilos de escrita e novos mundos.
Geralmente conheço novos autores através de plataformas sociais como o Goodreads ou o twitter, mais recentemente fiquei a conhecer as antologias e livros escritos a várias mãos (Deep Kiss of Winter ou O Código D'Avintes).

Goodreads
A plataforma social para os amantes de livros, é a minha fonte de excelência para conhecer novos autores e novas séries. Há relativamente pouco tempo o Goodreads apresentou aos seus utilizadores uma nova funcionalidade, Recomendations. A partir das "estantes" de cada um faz recomendações de livros que possam ser interessantes tendo em conta as nossas seleções.
As listas da Listopia são também uma boa forma para encontrar livros que foram agrupados por temas, interesses e tudo o que possamos imaginar, pelos próprios utilizadores.

Temos também os grupos de utilizadores que se organizam e promovem encontros para espalhar a bibliofilia! ;)

Twitter
Já tenho conta no twitter há pouco mais de dois anos. À medida que fui construindo a minha rede, conforme os meus interesses, fui conhecendo também outros bibliófilos e nas nossas tuittices diárias vamos comentando leituras, lançamentos e autores...contaminando-nos mutuamente com este ou aquele bichinho literário. Exemplo disso foi a leitura temática neste outono, dedicada à estética Steampunk.

Antologias
Só muito recentemente é que comecei a ler antologias, comecei pela antologia steampunk "Corsets & Clockwork". Já havia lido alguns livros livros escritos por dois ou mais autores, mas só quando comecei a comprar livros em inglês em sites fora de Portugal é que comecei a ter noção da importância que as antologias têm em países como os EUA.
Em Portugal só nos últimos anos é que pudemos assistir à publicação de algumas antologias que apostam em autores novos e pouco conhecidos do público.
Devo dizer que ADORO antologias. A seguir ao Goodreads (que cada vez mais se torna na minha rede social favorita) é mesmo a minha fonte de novos autores.
Como escolho as antologias a comprar? A primeira antologia que comprei foi mesmo pela temática, queria um outono steampunk e "Corsets & Clockwork" pareceu uma boa aposta. Aí fiquei a conhecer a escrita de Maria V. Snyder, já há muito que andava para ler alguma coisa dela e depois de ler o conto dela, pouco tempo passou até ter o Poison Study em casa.
Regra geral quando escolho uma antologia, procuro por temática e que inclua um autor que conheça e goste (pois assim tenho uma melhor ideia dos temas abordados e fico com alguma ideia do que esperar dos restantes contos, posso estar a ser injusta mas por vezes um autor muito conhecido ao ser incluído nesta ou naquela coletânea faz logo subir a minha curiosidade, e faz logo subir uns pontos de curiosidade e expecativa).

Ler um novo autor, é uma aventura... por vezes mesmo um salto de fé para o leitor! Mas ler é isso mesmo, é partir à descoberta, correr riscos, navegar por entre tudo o que se publica e fazer escolhas... E neste maravilhoso mundo da web em que tudo está ligado, em permanente comunicação, nós bibliófilos temos que aproveitar as ferramentas deste novo mundo e pô-las ao serviço desta nossa paixão!

2 comentários:

  1. Esta nova rubrica parece muito interessante e começas bem, com a Joana.
    Sem dúvida que o Goodreads é uma boa fonte de descoberta de novos autores (talvez até demais :) e também eu aprendi a apreciar as antologias dessa forma. Conhecem-se muitos autores promissores através de antologias (e por outro lado também descobrimos autores que não nos agradam tanto como por vezes imaginamos).

    ResponderEliminar
  2. Tenho de tirar do texto a parte da "nova rúbrica"... mas deixei estar porque era ainda a 3ª x que o estava a fazer...

    Se seguires este link http://acasadoalfaiate.blogspot.com/search/label/AssuntosdeEscrita vês os outros textos.

    Eu lamento muito que em Portugal as editores não se dediquem um pouco mais a antologias.

    ResponderEliminar